Janela Para o JapãoNotícias

Leite e outros 770 alimentos ficam mais caros no Japão em novembro

Japão – Os preços dos alimentos continuam subindo no Japão devido a uma série de fatores, incluindo a guerra da Rússia na Ucrânia e a desvalorização do iene, que eleva os custos de importação de mercadorias.

Segundo a TV Asahi, cerca de 770 itens alimentícios ficarão mais caros a partir de terça-feira (1º de novembro), entre eles produtos básicos como leite e seus derivados.

A lista também inclui salgadinhos, molhos, geleias, vinagres e bebidas alcoólicas como saquê.

As fabricantes Meiji, Morinaga e Megmilk Snow Brand vão aumentar os preços do leite, iogurte e outros derivados, totalizando mais de 100 itens, em cerca de 5%, mas alguns produtos vão subir mais de 12%.

A principal razão para o aumento é que o preço do leite cru aumentou desde que o custo da ração disparou devido à invasão russa na Ucrânia que começou em fevereiro.

Grandes redes como Gyoza no Osho (restaurante de comida chinesa), Ringer Hut (culinária japonesa) e Mister Donut também aumentarão os preços de seus produtos a partir de terça-feira.

De acordo com o instituto de pesquisas Teikoku Databank, dos mais de 20.000 itens que tiveram seus preços elevados este ano, 6.699, ou cerca de um terço, subiram em outubro, incluindo 3.000 tipos de bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Em relação ao aumento de preço de novembro, um representante do Teikoku Databank disse: “Bebidas e óleos de cozinha podem ser armazenados por muito tempo e não são comprados com frequência. Por outro lado, o leite é comprado diariamente, então o dano que os consumidores sentirão será maior do que em outubro.”

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *