GeralMarília Política

Grupo Requios Geino Dokokai Eisá Taiko recebe homenagem pelos 16 anos de história

O Poder Legislativo de Marília homenageou na sexta-feira, dia 4 de novembro, o Grupo Requios Geino Dokokai Eisá Taiko de Marília durante sessão solene. A solenidade marcou os 16 anos de história do grupo que promove a cultura japonesa por onde passa.

Requios foi fundado em 2002 pela professora Hatsue Omine. O grupo é mantido pela Associação Esportiva e Cultural Okinawa, que realiza diversos eventos na cidade. A sessão solene aconteceu após a aprovação do requerimento nº 972/2022, de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que prestou uma homenagem na tribuna.

O grupo teve início com aproximadamente 22 alunos, entre crianças e adolescentes, e conta hoje com a coordenação de Mihoko Yoshimoto Kogawa. A percussão dos tambores é denominada “Timu Dum Dum”, batida do coração. O som do tambor de Okinawa mexe muito com a sensibilidade do ouvinte chegando a “arrepiar” ou emocionar, como diz o ditado popular: “Os ancestrais estão contentes”.

Segundo o Grupo Requios, essa sensação de arrepio se compara a primeira vibração que sentimos no período fetal no ventre da mãe, quando nascemos e ouvimos pela primeira vez o coração da mãe bater. A energia do coração da mãe é a energia que se perpetua e nos acompanha ao longo das nossas vidas.

A solenidade contou com a presença do presidente da Associação Esportiva e Cultural Okinawa, Hideo Higa, e secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, representando o prefeito Daniel Alonso (PL), além dos vereadores Eduardo Nascimento (PSDB), Ivan Negão (PSB), Rogerinho (PP), Luiz Eduardo Nardi (Podemos) e Marcos Rezende (PSD), presidente da Câmara, entre outras autoridades municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *