AgronegócioGeral

Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia recebe homenagem por destaque na inovação

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) celebrou 60 anos de história no dia 30 de agosto. Durante o evento, foi realizada uma série de homenagens como a entrega do Prêmio Ital Inovador e reconhecimentos a importantes atores ao longo da trajetória da instituição, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O Instituto de Tecnologia de Alimentos é uma das instituições líderes em ciência aplicada na América Latina, exercendo papel central em inovação por meio de pesquisa, desenvolvimento e assistência técnica especializada em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem.

Reconhecimentos e premiações

Pela contribuição efetiva no apoio às atividades de PD&I, foram reconhecidos o Instituto Fraunhofer de Engenharia de Processos e Embalagens (Fraunhofer IVV), a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), a Fapesp e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Para destacar quem tem contribuído de maneira efetiva ao estímulo à cultura de inovação do Ital e a jornada inovadora da pesquisa científica através de parcerias e projetos estratégicos junto ao setor produtivo, o evento comemorativo contou com a entrega do inédito Prêmio Ital Inovador, em que Tsen Kang, diretor do Grupo Jacto e Paulo Silveira foram agraciados.

Na oportunidade, receberam placa de homenagem ao Ital, Eloísa e a diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora, Gisele Camargo, entregue por lideranças do Grupo Jacto e da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), que consideram o Instituto um representante “da excelência na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de alimentos no país”.

Presenças renomadas

Além da diretora geral do Ital, compuseram a mesa de honra da solenidade a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas, Adriana Flosi, o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em São Paulo, Guilherme Campos, e o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior.

Já os reconhecimentos foram entregues ao vice-diretor do Fraunhofer IVV, Peter Eisner; ao presidente do Conselho Administrativo da Fundepag, Francisco Matturro, ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; ao assessor técnico da Fapesp Rodolfo Jardim de Azevedo; presidente do Conselho Curador, o conselheiro benemérito e o superintendente executivo da FSNT, Franklim Nishimura, Chikao Nishimura e Elvis Fusco.

Participaram das entregas a diretora de Ciência e Tecnologia e o diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Claire Sarantópoulos e Luis Madi.

NPOP-PBIS

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia atua em parceria com o Ital na implantação do Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas (NPOP) do Governo do Estado de São Paulo, com a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), consórcio de pesquisa e inovação que integra atores da quádrupla-hélice (governo, universidades, empresas e organizações da sociedade civil) que tem a missão de desenvolver ingredientes saudáveis, sustentáveis e inovadores, a partir de matérias-primas nacionais para fortalecer a competitividade da indústria alimentícia. O consórcio é financiado pela FAPESP e por grandes players da indústria de alimentos brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *