GeralRegião

Fatec Pompeia “Shunji Nishimura” protagoniza mulheres e experiências de sucesso no Fatec Day

Evento acadêmico aproxima alunos de vivências profissionais de ex-alunos e ex-alunas e demais profissionais do agronegócio brasileiro

A Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” promoveu nesta terça-feira (20) o Fatec Day. O evento acadêmico contou com a coorganização da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT).

Com tema ‘Semeando Conquistas, Colhendo Futuros Brilhantes’, o Fatec Day deste início de ano letivo apresentou aos alunos o protagonismo das mulheres no agronegócio e experiências de sucesso no mercado.

O curso de Mecanização em Agricultura de Precisão focou nas perspectivas de inserção feminina no agronegócio nos próximos dez anos, enquanto o curso de Big Data no Agronegócio recebeu ex-alunos para depoimentos e dicas.

“Apresentamos aos alunos um universo fora da sala de aula, aumentando o contato com profissionais que fazem a diferença em suas áreas de atuação”, destacou a diretora da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, a professora doutora Marisa Faulin.

Na abertura do evento, o professor doutor Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação “Shunji Nishimura”, enfatizou a importância do protagonismo feminino no agronegócio e a relevância da parceria entre a FSNT e Fatec Pompeia em formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

PROTAGONISMO FEMININO

Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir mulheres que fazem a diferença no agronegócio brasileiro. Entre elas, a empreendedora Ani Sanders, cofundadora do Grupo Progresso, um dos maiores do agronegócio no Nordeste.

“Por muitos anos, as mulheres trabalharam e buscaram seu espaço no silêncio. Agora é tempo de termos, cada vez mais, voz e vez no agronegócio”, frisou Sanders, com autoridade de mais de 40 anos no mercado.

A empreendedora também comemorou o envio da primeira aluna à Fatec Pompeia “Shunji Nishimura” pelo Grupo Progresso. Ela passou no vestibular de Mecanização em Agricultura de Precisão. “Depois de dez garotos, a primeira menina. É uma grande conquista”, disse.

Palestrante no Fatec Day, a coordenadora de engenharia de processos da Jumil, Ana Karla Honório, direcionou sua apresentação para o tema Mulheres no Agro: resiliência e inovação. Durante sua fala abordou a importância da capacitação feminina. “Muitas vezes não conseguimos encontrar mulheres para preencher nossas vagas”, ressaltou.

Em sua palestra aos alunos, a supervisora de geotecnologias da Cocal Bioenergia, Márcia Viotto Darci Gonçalves, abordou o tema “Desafios e conquistas das mulheres no agronegócio”, na qual destacou o aumento da procura por mulheres para as oportunidades oferecidas pela empresa.

“Temos colaboradoras não apenas na parte administrativa como também no campo, na manutenção automotiva e na borracharia”, frisou a trainee de Recursos Humanos (RH), Maria Julia da Fonseca, presente no evento.

O evento também contemplou a palestra sobre Agricultura Digital: O avanço da tecnologia e o futuro das máquinas agrícolas, ministrada pela ex-aluna do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, Letícia Costa, especialista em marketing na Case IH.

Além dessas conceituadas profissionais, a discussão desse tema foi enriquecida pela especialista em agricultura de precisão no Grupo Jacto, Jéssica de Lucena Marino Costalonga, que discorreu a respeito de Mulheres Cultivando Sucesso: Desafios, Inovação e Empoderamento no Agronegócio.

A mediação das palestras sobre essa temática ficou a cargo da coordenadora de comunicação e relações institucionais da FSNT, Nívea Aguiar, que se formou na primeira turma do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão.

DEPOIMENTOS E OPORTUNIDADES

Subiram ao palco do Fatec Day, realizado no ginásio de esportes da FSNT, tecnólogos que ali mesmo estiveram para receberem a Colação de Grau e o diploma da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, e hoje atuam no mercado de trabalho.

Os alunos ouviram depoimentos, como o da instrutora de mecanização agrícola Camila Gaspar, da 5ª turma de Mecanização em Agricultura de Precisão, e que há 10 anos ministra treinamentos no Mato Grosso pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). Sua palestra focou na discussão de Tecnologias emergentes e seu impacto no trabalho feminino.

Além das palestras ao longo de todo o dia, o Fatec Day proporcionou aos alunos oportunidade de contato direto durante os intervalos com representantes do Grupo Jacto, Sebrae, Sicredi, Jumil e da Cocal.

“Nosso objetivo é estar próximo do ecossistema de Educação FSNT e ficar à disposição para oportunidades de estágio”, afirmou o gerente de RH do Grupo Jacto, Carlos Roberto. “Temos alunos de Big Data em todos os setores da empresa”.

O gestor de inovação do Sebrae, José Madeira Neto, apresentou aos alunos as oportunidades de parceria no posto de atendimento recém-inaugurado na Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”. “Temos recursos para financiar startups e pesquisas”, afirmou. Subiu também ao palco Guilherme Amorim da Silva, analista de RH do Grupo Jacto, que compartilhou sua trajetória na empresa e deu dicas para processos seletivos.

Durante todo o evento, o Sicredi ofereceu aos alunos a oportunidade de abertura de uma conta na cooperativa e informações sobre a participação no Prêmio Jovens Inovadores. “Oferecemos oportunidade financeira que seja mais justa para universitários”, destacou a gerente de negócios, Denise Braga.

Alunos do 2º ano do Big Data no Agronegócio, Daniel Nicodemos, de 18 anos, Giovana Reis e Caio Eduardo Mizuhata, ambos de 19 anos, aproveitaram o Fatec Day para direcionar seus projetos profissionais. “Neste ano, decidi melhorar meu currículo no LinkedIn e procurar emprego”, afirmou Daniel. “Eu estou de olho em oportunidades de estágio”, disse Giovana. “Quero aproveitar ao máximo as oportunidades que a Fatec tem a me oferecer”, frisou Caio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *