Boas Notícias

13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome, revela novo estudo

Vai Brasil! O número de brasileiros que passam fome caiu de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023. Ainda é muita gente, mas a notícia é um avanço no combate à miséria no país.

O estudo do Instituto Fome Zero, que analisou indicadores de inflação e de emprego, verificou menor exposição dos mais pobres à insegurança alimentar grave. Colaboraram o crescimento da renda da população, puxado pelos ganhos com os programas de transferência de renda e pelo reajuste acima da inflação do salário mínimo.

A projeção, divulgada nesta segunda-feira (11), foi feita a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE e foi encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Insegurança alimentar

O instituto estima que, após subir de 20,6% para 32,8% entre 2018 e 2021, o nível de insegurança alimentar caiu desde então e chegou a 28,9% em 2023.

O estudo considera duas situações de insegurança alimentar:

Insegurança Alimentar Moderada: Nessa condição, o indivíduo não faz as três refeições diárias ou não se alimenta o suficiente para ter uma vida saudável.

Insegurança Alimentar Grave: Nessa condição, o indivíduo fica um dia ou mais sem comer, no que se traduz como passar fome.

Poder de compra

Também contribuiu a política de valorização do salário mínimo, proposta pelo governo federal no ano passado e retomada este ano. Ela prevê reajustes anuais que levem em contaa inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e

a taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto de dois anos antes.

“As pessoas ganharam mais do que perderam com a inflação. Mas o maior elemento é a política de aumento do salário mínimo, que atinge todos os brasileiros, mesmo aquelas pessoas que não ganham o salário mínimo são afetadas”, disse José Graziano,

ex-ministro de Combate à Fome, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura de 2012 a 2019, e um dos fundadores do Instituto Fome Zero.

Índice de Miséria em queda

O Instituto Fome Zero analisou os indicadores de desemprego e de inflação para retratar a exposição da população carente à insegurança alimentar e nutricional. Combinados, os dois indicadores formam o Índice de Miséria.

Após relativa estabilidade no indicador para o período entre 2017 e 2019, o índice voltou a crescer entre 2019 e 2021, quando alcançou 21,2%.

A partir de 2022, no entanto, voltou a cair, chegando a 12,4% em 2023.

FONTE: SÓ NOTICIA BOA (VIA  G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *