Janela Para o JapãoNotícias

Joe Hirata: vitória de primeiro brasileiro no concurso Nodojiman da NHK completa 30 anos

Há exatamente 30 anos, em 20 de março de 1994, Joe Hirata foi o protagonista de um feito histórico: ele se tornou o primeiro brasileiro – e também estrangeiro – a vencer a etapa final do tradicional concurso Nodojiman, realizado anualmente no Japão pela emissora NHK, voltado para cantores amadores.

O Nodojiman, que tem uma longa história de quase 80 anos, consiste em fases classificatórias que acontecem aos domingos, com transmissão ao vivo pela NHK, em diferentes cidades do Japão. Os vencedores de cada local podem participar da grande final.

Joe, que na época era dekassegui e morava em Mikawa Anjo (Aichi), participou da fase classificatória em Tahara (Aichi) e ganhou o direito de ir para a final, em Tóquio, onde encantou os jurados e se tornou campeão cantando a música “Shining On Kimi ga Kanashii”, da banda japonesa LOOK.

“O título de campeão foi totalmente inesperado para mim. Eu jamais imaginei que um brasileiro, ou um estrangeiro, pudesse vencer esse concurso”, disse ele à Alternativa.

Ao mesmo tempo, Joe realizou outro sonho: cantar no NHK Hall, um salão de concertos onde a fase final do Nodojiman foi realizada e que também servia de palco para o Kohaku Utagassen, famoso evento musical que ocorre anualmente na noite de 31 de dezembro.

“No Brasil, quando eu ainda era criança, ficava sozinho na frente da TV vendo o Kohaku Utagassen, vendo aquele lugar maravilhoso, e pensava: um dia vou cantar nesse palco. Essa foi uma das minhas maiores realizações, eu nem estava muito preocupado em vencer o concurso”, disse.

↑ Joe Hirata (centro) com o troféu de campeão, ao lado dos famosos cantores Kosetsu Minami, Fuyumi Sakamoto, Harumi Miyako e Hiroshi Itsuki

Joe retornou ao Brasil seis meses após ter vencido o concurso, mas voltou ao Japão em 1997. Sua carreira profissional começou no ano seguinte, com o lançamento de seu primeiro CD single “Lembranças” em Nagoia (Aichi).

Joe compôs essa música enquanto trabalhava arduamente no Japão, uma homenagem à sua mãe que acabou falecendo antes de ver o lançamento. Esse período também foi crucial para ele descobrir sua verdadeira identidade como um orgulhoso descendente de japoneses nascido no Brasil, consolidando seu sonho de ser um cantor brasileiro.

Ao retornar ao Brasil definitivamente em 1999, lançou o CD “Sonho de um Brasileiro” e continuou a se apresentar nos palcos, participando de importantes eventos como a Festa de Peão de Boiadeiro em Barretos, e se destacando em programas televisivos, como os de Raul Gil, Jô Soares e Hebe Camargo.

Sua contribuição à música e às comunidades brasileira e japonesa se estendeu com trabalhos como “Arigatô Brasil”, uma homenagem aos 110 Anos de Imigração Japonesa em 2018, e participações em projetos de celebração de laços culturais, incluindo com a Turma da Mônica em “Laços de Amizade” em 2020, nos 30 anos da comunidade brasileira no Japão, e a homenagem aos 100 anos da imigração japonesa em Mogi das Cruzes (SP) com “Orgulho de ser Mogiano”.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *