Prefeitura realiza sábado mutirão de inserção de Implanon na USF Liliana/Santa Antonieta II
Participarão 35 mulheres que foram agendadas previamente para o implante desse método contraceptivo
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizará neste sábado (27 de junho), a partir das 8h, na USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Liliana/Santa Antonieta II, localizada na rua Leonor Mazali, 600, no bairro Santa Antonieta, zona Norte da cidade, o mutirão de inserção de Implanon.
Foram previamente agendadas 35 mulheres na faixa etária de 14 a 49 anos para o implante desse método contraceptivo, considerado um dos melhores devido a sua eficácia e praticidade no dia a dia.
Recentemente foi realizado o treinamento de mais três enfermeiros e três médicos. Ao todo já são dez unidades de saúde aptas para indicação e inserção do dispositivo, como explica a encarregada da equipe técnica da Saúde da Mulher e da Gestante, Carolina Guizardi Polido.
“Já temos vários profissionais de saúde capacitados para a inserção do Implanon, que vem chamando a atenção das mulheres pela sua eficácia e praticidade. É fundamental, porém, que a população procure a sua unidade de saúde de referência para saber se esse método é o mais indicado para essa determinada paciente”, disse Carolina Polido.
O QUE É O IMPLANON?
Trata-se de um método contraceptivo, que consiste no implante de um pequeno chip anticoncepcional que contém etonogestrel, um hormônio feminino sintético.
O organismo libera esse hormônio continuamente, o que inibe a ovulação e dificulta a passagem de espermatozoides.
Também é importante destacar que Implanon é o nome comercial do implante, o único da categoria aprovado no Brasil e reconhecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Os profissionais de saúde consideram o chip um dos métodos mais seguros atualmente, com taxa de eficácia superior a 99%. Além disso, ele atua como um método reversível de longa duração, com efeito médio de três anos, sem prejudicar a capacidade reprodutiva. Outra vantagem é a maior independência da paciente, que não precisa lembrar de tomar um comprimido recorrentemente.
PARA QUEM É INDICADO?
De uma maneira geral, ele é indicado para mulheres em idade reprodutiva que desejam evitar a gravidez. Entretanto, o chip é contraindicado nos seguintes casos: sangramento vaginal não diagnosticado, presença ou histórico de doenças hepáticas graves, alergia a algum componente da fórmula e suspeita ou confirmação de gravidez.
Por outro lado, ele é a melhor alternativa para quem têm alguma restrição ao estrogênio (usado em diversas pílulas) ou ao DIU, para quem quer reduzir o fluxo menstrual ou em casos de endometriose.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, reforçou a necessidade da paciente passar por uma consulta com o médico da unidade de saúde. “A ida ao médico é fundamental, tanto para ajudar a paciente a escolher o melhor método quanto para fazer o acompanhamento adequado de todo o processo. A saúde de Marília está avançando e os nossos profissionais estão sendo capacitados para fazerem sempre o melhor para a nossa população.”


























