Falta de mão de obra estrangeira poderá prejudicar negócios no Japão
Levantamento mostra que 44,6% das empresas já empregam ou consideram contratar profissionais de outros países
Uma pesquisa com 2.654 empresas de todo o Japão, realizada pela Câmara de Comércio e Indústria do Japão e outras organizações, mostrou que, entre as que já empregam trabalhadores estrangeiros, 65,9% consideram que dificuldades para contratar novos funcionários poderão prejudicar suas atividades.
Clique aqui para seguir o canal da Alternativa no WhatsApp
Necessidade é maior em setores essenciais
O impacto é ainda maior em algumas áreas. Nos setores de enfermagem e cuidados, mais de 90% das empresas que já contam com estrangeiros disseram que uma dificuldade para contratar novos funcionários prejudicaria as atividades. No transporte, o índice passou de 70%, segundo divulgado pela TV Asahi.
A pesquisa também avaliou a posição das empresas sobre a política do governo para a contratação de estrangeiros. No total, 55,6% defenderam a ampliação da entrada de trabalhadores de outros países.
Acompanhe nossos canais e não perca nenhuma novidade
Segundo a Câmara de Comércio e Indústria do Japão, esses profissionais já desempenham um papel importante na manutenção das atividades de muitas empresas, principalmente em setores essenciais, como cuidados e transporte.
Os resultados mostram que a contratação de estrangeiros ganhou importância para negócios que enfrentam dificuldades em encontrar funcionários no mercado de trabalho japonês.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE































