Valdemar Costa Neto reconhece vitória de Lula e cobra esclarecimentos sobre gastos na eleição
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, reconheceu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições deste ano em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (26). Na avaliação do dirigente partidário, os questionamentos levantados pela legenda precisam ser devidamente esclarecidos, conforme o texto apresentado à imprensa.
A nota afirma que o PL “reconhece o resultado presidencial, proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, mas cobra explicações sobre medidas que classifica como “eleitoreiras”. Diz o documento que houve “ampliação de gastos públicos” com benefícios sociais “às vésperas da votação”, o que levantaria dúvidas sobre “os efeitos dessas medidas em um processo eleitoral justo”.
Para Costa Neto, o partido vai acompanhar os fatos e buscar “respostas com responsabilidade, transparência e respeito às instituições”. Em contraste, o candidato derrotado, o senador Flávio Bolsonaro, declarou que não reconheceria o resultado. Justificativa apresentada por ele foi a prorrogação do horário de votação, decidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que atendeu a pedido de ambas as candidaturas — inclusive da campanha de Flávio. Importante notar que a nota do PL não repete esse argumento.
Já os números das urnas de domingo mostram 59,8 milhões de votos (48,2%) para Flávio Bolsonaro e 64,2 milhões (51,7%) para Lula. Com o reconhecimento formal do PL, o cenário é de resultado confirmado pelo TSE e de pendências que a legenda diz querer ver esclarecidas.
Fonte: nota oficial do Partido Liberal (PL), divulgada nesta segunda-feira (26), e dados do Tribunal Superior Eleitoral e Agência Brasil
Imagem: Gerada pelo site através de I.A.

































