DestaquesGeral

Limpeza Pública avança nos cuidados contra queimadas urbanas

A Secretaria de Limpeza Pública e Serviços intensifica a retirada de resíduos descartados irregularmente e desenvolve aceiros em prevenção às queimadas urbanas.

Dando nova dinâmica à metodologia de trabalho nos serviços de limpeza urbana, a Secretaria de Limpeza Pública e Serviços – SLPS – avança na limpeza e formação de aceiros em áreas de borda ocupadas por vegetações sob riscos de queimadas. Além de retirar o lixo descartado irregularmente por cidadãos alheios ao bom convívio social, a produção de aceiros previne queimadas causadas por lançamentos de bitucas de cigarros, que, ao ser lançadas nesta áreas, atingem estes materiais de fácil combustão, como vegetação seca, papéis e madeiras, ocasionando incêndios de grandes proporções.
O Secretário da SLMS, Vanderlei Dolce, destaca a importância destes trabalhos e solicita a participação popular para evitar descartes irregulares e queimadas urbanas:
“Os descartes irregulares causam graves danos ambientais e à saúde, uma vez que muitos resíduos são compostos de produtos químicos altamente nocivos, como lâmpadas fluorescentes, tíner e lixo eletrônico, por exemplo, que possuem componentes perigosos, inclusive, alguns deles cancerígenos. Estes resíduos tornam-se, ainda, criadouros de animais nocivos e peçonhentos, como escorpiões, ratos, mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya. Ainda, o descarte de outros materiais ajudam na propagação de incêndios, causados pela queima do lixo descartado irregularmente, agravando doenças respiratórias e destruindo o ecossistema existente naquela área, como tocas, ninhos, insetos, vegetações e outros componentes que mantém o meio ambiente sadio e em equilíbrio. Contamos com a colaboração da população evitando descartes irregulares em áreas públicas. Temos a coleta regular de porta em porta, e o ecoponto sul para recebimento de outros tipos de materiais. – Explica Dolce.
O coordenador de limpeza pública, Anilton Santos Rodrigues, destaca a importância destes trabalhos para as melhorias ambientais na cidade:
“Além da limpeza pública já realizada rotineiramente, estamos abrindo faixas de aceiros, protegendo a vegetação contra queimadas. Os gestores ambientais do município realizaram reuniões com a Polícia Militar Ambiental, onde receberam instruções para agir proativamente contra as queimadas, e, desta forma, estamos prevenindo estes crimes ambientais que causam tantos males à nossa população e à natureza. Reforçamos os pedidos para que descartem os lixos apenas em lugares apropriados, uma vez que Marília possui diversos pontos para recebimento de todos os tipos de materiais, não havendo justificativa para descartes irregulares que tanto prejudicam o meio ambiente.” Finaliza Anilton.
Para saber onde descartar corretamente, acesse:
https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *