Com muitas atrações, 14º Festival do Japão de Bragança Paulista espera público recorde
Apostando na famosa culinária japonesa que em 2013 recebeu da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o 14º Festival do Japão – Festival Ihara de Cultura Regional –, que acontece neste final de semana (27 e 28), nas dependências da Associação Central Nipo-Brasileira da Região Bragantina, no Jardim América, em Bragança Paulista, espera público recorde.
Atual presidente do Nipo de Bragança, Rogério Umeoka conta que a expectativa é receber um público estimado entre 8 e 9 mil visitantes, superando o número do ano passado, de mais de 7 mil pessoas – maior número registrado até então. “Para isso, estamos vindo com muitas novidades”, explica Rogério.
Projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e Ihara, realizado via Lei Rouanet pela Associação Nipo, Marolo Produções, MKT e Ministério da Cultura e Governo Federal, o tradicional evento conta com pratos típicos como o gyudon (que em Bragança Paulista é preparado com carne wagyu), karê, yakisoba, tempurá e sushi, além de pastel e espeto, entre outras iguarias. De sobremesa, o famoso tempurá de sorvete.
Atrações – Inserido no calendário do Maio Cultural de Bragança Paulista, o evento terá ainda como atrações muita música, dança e artes marciais. Destaques para os grupos de taiko Aozora Daiko (do Nipo de Bragança), Kawasuji Seiryu Daiko (de Atibaia), Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Grupo Mitsuba (Taiko e Yosakoi do Nipo de Campinas) e Wadan Taiko Ensemble. O professor, dançarino e coreógrafo Satoru Saito, diplomado pela Academia Tamagusuryu Senjukai, de Okinawa, sob direção de Yoshiko Tanita e Mieko Kinjo – designadas pelo governo japonês como detentoras do título de Patrimônio Cultural Intangível do Japão – também estará apresentando o de Ryukyu Buyou, a tradicional dança okinawana.
Cosplay – Para os fãs de anime e mangá não poderia faltar o concurso Cosplay, que fecha a programação de domingo, por volta das 17h30. O desfile é organizado pelo Seinen de Bragança, responsável pela realização do evento Anime Nipo e as inscrições presenciais podem ser feitas até às 16h30 de domingo.
Também estão confirmadas as participações do Grupo Yuugen, no domingo, às 16h45, grupo artístico formado por artistas conhecidos da comunidade nipo-brasileira e que tem se apresentado pelo país contando a história da imigração japonesa.
União – Para Eidy Sasahara, presidente da Comissão do Festival, as expectativas para a 14ª edição “são muito boas”. “A Associação Nipo de Bragança Paulista é muito unida, todos se dedicam ao máximo e trabalham em conjunto para proporcionar ao público um excelente evento. Além disso, o Festival é um acontecimento esperado pela comunidade da região”, conta Eidy, acrescentando que, este ano, o Festival do Japão de Bragança Paulista conta com o patrocínio da Ihara, multinacional japonesa do agronegócio, através da lei de incentivo à cultura do Ministério da Cultura.
“Contaremos também com apoio de empresas nacionais e multinacionais aqui de Bragança Paulista e região”, destaca, explicando que uma das novidades é a Praça de Alimentação, que terá mais espaço e melhor otimização nas compras de tickets e retirada de bebidas e alimentos. E, para que ninguém perca nada do que está acontecendo, nem mesmo na hora de saciar a fome, na Praça de Alimentação será instalado um telão que mostrará em tempo real os eventos apresentados no palco dentro do salão.
Novidades – Eidy Sasahara afirma que, quanto à programação de palco, uma das preocupações é a de sempre estar apresentando novidades. “Nesta edição, vamos receber o Yuzo Akahora e banda, que traz o shamisen, um instrumento milenar e tradicional, mas com músicas mais modernas e que com certeza vai encantar ao público. Além do nosso grupo de taiko, Aozora Daiko, que sempre inova em suas apresentações, vamos receber o grupo Wadan de Atibaia, que nos proporciona uma apresentação a nível internacional”, diz Eidy, antecipando que o Concurso Cosplay contará com a presença do cosplayer e jurado Cosmoon Venus. “Isso tudo para aquecer ainda mais as disputas, tanto na categoria infantil como na adulto”, prevê.
(Aldo Shiguti)
14º Festival do Japão – o Festival Ihara de Cultura Regional
Quando: Dias 27 e 28 de maio. Sábado e domingo, das 10 às 18 horas
Onde: Sede da Associação Central Nipo Brasileira da Região Bragantina (Av. Nipo Brasileira, 340 – Jardim América – Bragança Paulista)
Entrada franca
Informações: Facebook (https://www.facebook.com/Festivaljapao) ou Instagram (www.instagram.com/festivaljp/)
14º Festival do Japão de Bragança Paulista
Programação de Palco*
SÁBADO (27)
11H30: Taiko Aozora Daiko
11H45: Grupo Mitsuba
12H15: Taiko Kawasuji Seiryu Daiko
13H: Abertura Oficial
14H: Taiko Aozora Daiko
14H45: Escola de Língua Japonesa
15H30: Ryukyu Koku Matsuri Daiko
16H15: Show Musical
16H30: Senshi GYM Francisco Filho
17H15: Grupo Todos Nós
DOMINGO (28)
11H: Yuzo Akahori e Banda
11H45: Taiko Aozora Daiko
12H35: Escola de Língua Japonesa
13H15: Wadan Taiko Ensemble
14H: Satoru Saito Ryubu Dojo
14H45: Academia Corpus Line
15H30: Projeto Criando Campeões e Judô Bragantino
16H15: Show Musical
16H45: Grupo Yuugen
17H30: Concurso Cosplay
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio