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ACIDENTES NAS RODOVIAS DA REGIÃO, INCLUSIVE COM MORTES, PREOCUPA. A MATRA COBRA PROVIDÊNCIAS.

É cada vez mais comum abrirmos o jornal, os sites e até as redes sociais e nos depararmos com notícias sobre acidentes graves nas rodovias que passam por Marília, principalmente a BR-153, Rodovia Transbrasiliana, – a única Federal na nossa região e que é PRIVATIZADA, o que indica que apenas a privatização não é a solução para os problemas.

No caso mais recente, registrado no dia 20 de novembro, um motorista de caminhão, de 40 anos, morreu depois de tombar o veículo que dirigia na BR-153, próximo à Marília. Em agosto, no mesmo trecho da rodovia entre Marília e Ourinhos, outro grave acidente envolvendo dois caminhões e três carros deixou quatro mortos e vários feridos. Naquela ocasião obras na pista foram apontadas como um dos fatores que contribuíram para o acidente.

Chama a atenção que mesmo depois de 15 anos, a rodovia que foi concessionada à iniciativa privada em 2008, continua sendo de pista simples em todo o trecho compreendido entre Lins e Ourinhos, passando por Marília, com o agravante do asfalto estar bastante desgastado em vários pontos, como já foi amplamente divulgado pela imprensa. Mesmo assim, as autoridades não tomam atitudes para reverter este cenário que beira o caos e coloca em risco a vida de milhares de pessoas todos os dias.

Por isso, a MATRA encaminhou requerimentos à PRF (Polícia Rodoviária Federal) e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), pedindo informações, incluindo a relação completa dos sinistros de trânsito ocorridos na BR-153, com data, motivo e local exato do acidente no período de janeiro de 2022 até agora, no trecho entre Marília e Ourinhos. Assim que obtiver as respostas, a MATRA vai analisar os dados e encaminhar representações – a começar pelo Ministério Público Federal -, para que providências sejam tomadas no sentido de que os investimentos previstos no edital de licitação sejam efetivamente realizados, em benefício dos usuários da rodovia e em defesa da vida.

A ATUAÇÃO DA MATRA

Esta não é a primeira vez que a MATRA alerta as autoridades neste sentido.

Em 2016 uma representação encaminhada pela MATRA resultou em um inquérito civil pelo Ministério Público, por conta do estado de abandono e o risco de acidentes na SP-333, no trecho entre Marília e Júlio Mesquita, e também na BR-153, sentido Lins. Na época a MATRA apontou que a omissão de providências por parte do Estado na realização de medidas para adequar o trecho da rodovia em questão às normas técnicas de trafegabilidade e segurança legitimava o Ministério Público a buscar junto ao Poder Judiciário as providências necessárias no sentido de afastar a situação de precariedade e perigo que a via apresentava.

O inquérito civil, instaurado após o envio da representação pela MATRA, foi arquivado em 2017, após o envio de uma série de questionamentos pelo MP, principalmente ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), e o problema foi resolvido com a conclusão recente das obras de duplicação da rodovia, no trecho entre Marília e Júlio Mesquita.

AS MARGINAIS DO CONTORNO

No dia 19 de agosto deste ano a MATRA também participou de uma Audiência Pública, na Câmara Municipal, realizada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), para discutir e apresentar propostas ao orçamento do governo do estado para o ano que vem, que passa dos R$ 307 bilhões.

Na ocasião, o atual 2º Tesoureiro da MATRA, Edgar Cândido Ferreira, propôs a destinação de recursos para a construção de vias marginais em toda a extensão da Rodovia do Contorno, para reduzir o número de acidentes e, principalmente, de vítimas: “Acidentes acontecem todos os meses na rodovia que contorna a cidade, alguns com mortes. Então a gente precisa cuidar urgentemente das marginais para que os moradores de Marília não precisem andar pela rodovia para se deslocar de uma região para outra da cidade”, disse o representante da MATRA. O tema também foi incluído em uma reportagem exibida pela TV Alesp antes da realização da audiência pública. Depois disso, já neste mês de novembro, o Governo do Estado publicou Decretos para proceder com a desapropriação de áreas para a construção do primeiro trecho de marginais no contorno rodoviário de Marília – obra prevista para o segundo semestre do ano que vem, conforme também foi noticiado pela imprensa. Você pode conferir mais detalhes sobre esse assunto nos links abaixo.

A MATRA segue trabalhando voluntariamente em defesa da transparência, da boa aplicação dos recursos públicos, no combate à corrupção e pela cidadania.

Fique atento cidadão e conte com a MATRA.

Porque Marília tem dono: VOCÊ!

FONTE: MATRA

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