Emplacamentos batem recorde em setembro; Fenabrave projeta alta de 8,6% no ano
Emplacamentos de veículos bateram recorde para o mês em setembro, com 509.686 unidades registradas. Crescimento foi de 8,32% na comparação com setembro de 2025 e de 1,15% sobre agosto. Dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Resultado engloba automóveis, comerciais leves, ônibus, caminhões, motos e implementos rodoviários. No acumulado entre janeiro e setembro, a alta foi de 14,41%, com mais de 4,2 milhões de unidades emplacadas.
Para o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o mercado segue demonstrando demanda por veículos novos, mesmo em ambiente ainda complexo de crédito. Concorrência entre marcas e programas especiais, como Move Brasil e Carro Sustentável, têm peso importante na decisão do consumidor.
Segmento de caminhões cresceu 2,51% sobre agosto e 2,65% na comparação com setembro de 2025. Programa Move ajudou a “estancar o movimento de queda” do setor, segundo Arcelio Junior. No acumulado do ano, porém, o resultado segue negativo, em -3,89%.
Automóveis e comerciais leves cresceram 2,13% sobre agosto e 16,16% ante o mesmo mês de 2025. Ônibus registraram alta de 12,09% sobre agosto e de 18,43% na comparação anual. Motocicletas apresentaram queda de 0,09% sobre agosto e de 0,41% ante o ano passado, resultado “próximo da estabilidade”.
Fenabrave mantém expectativa de crescimento para o fechamento do ano. Previsão é de alta de cerca de 8,6%, com mais de 5,3 milhões de unidades comercializadas. Entidade admite revisão da projeção em novembro, a depender do desempenho de outubro.
Fonte: Fenabrave e Agência Brasil
Imagem: Gerada pelo site através de I.A.































